Perguntas frequentes

O que é um Programa de Integridade (Compliance)?


É uma ferramenta de gestão de riscos corporativos que tem o objetivo de prevenir, detectar e responder a atos ilegais e/ou indisciplinares, preservando a reputação, a imagem, as finanças e a longevidade da empresa ou instituição.




Quais empresas necessitam ter um Programa de Integridade (Compliance)?


Considerando que a sociedade contemporânea, sobretudo a atividade empresarial e corporativa, é caracterizada pela assunção involuntária de riscos, todas as empresas ou instituições deveriam controlá-los de forma eficaz. Todavia, a Administração Pública e algumas grandes empresas já vêm exigindo dos seus parceiros comerciais a comprovação da existência de um Programa de Integridade (Compliance) para contratação.




Como implantar um Programa de Integridade (Compliance)?


É fundamental que as empresas procurem por profissionais com habilidades e experiência comprovadas. Em relação ao nosso Escritório, realizamos a execução de todas as etapas do processo de implantação do Programa de Integridade (Compliance), através de uma metodologia eficiente, que conta com o suporte da plataforma digital desenvolvida por nós.




Quais os benefícios da implantação do Programa de Integridade (Compliance)?


Os benefícios são muitos, a começar pela criação de um alinhamento cultural na empresa. Podemos citar, ainda, o valor agregado à imagem da empresa, com demonstração de compromisso social; a melhoria na organização interna da empresa, através da definição formal das responsabilidades internas de cada setor; contribui para melhorar o ambiente de negócios e solidificar a confiança dos contratantes, facilitando a realização de parcerias com grandes empresas, inclusive multinacionais, bem como a atuação de forma segura na área pública; a mitigação de riscos reputacionais e financeiros; a possibilidade da obtenção de créditos bancários com taxas de juros menores; a possibilidade de certificação pela ISO 37001 ou a obtenção do Selo Pró-Ética; a obtenção de benefícios jurídicos, como a celebração do Acordo de Leniência, a atenuação de penas de multa, dentre outros.